6 de novembro de 2013

Pão Rústico com a Nacional

Por entre diversas compras de mercearias num supermercado comum, vislumbro desde há algum tempo diversas marcas de farinhas preparadas para máquinas do pão. Todas elas revelam variadas possibilidades de pães caseiros, com cereais, de trigo, de centeio, ricos em fibra, brioches e até bolos... parecem deliciosas, rápidas e fáceis... mas só se... tivesse uma máquina de fazer pão...
Bem... mas tenho uma Bimby... será que...?? VOU LEVAR!

Decidi experimentar se as farinhas preparadas para máquinas do pão funcionariam na Bimby. 
Optei por uma farinha para Pão Rústico da Nacional.
O que acham do resultado?

A mim parece-me um... novo mundo a descobrir!




Ingredientes:

500g de farinha preparada p/ Pão Rústico da Nacional
330ml de água
q.b. sementes de girassól
q.b. sementes de linhaça
q.b. sementes de sésamo


Preparação:

  1. Coloque no copo a água e aqueça (2min / 37ºC / Vel.1). Assim a água irá aquecer, bem como o copo da Bimby, ajudando depois na fermentação e crescimento da massa.
  2. Adicione a farinha e as sementes (deixe umas quantas de parte para decorar) e amasse (3min / Vel.espiga).
  3. Deixe repousar até dobrar de volume, cerca de 30/60min. Nesta fase, tirar o copo da Bimby do suporte, vaporizar a superfície da massa com óleo em Spray Espiga (para não pegar à película quando crescer), cobrir o copo com película aderente e envolve-lo numa toalha ou manta. Se pretender utilizar o copo da Bimby enquanto a massa cresce, pode fazer estes mesmos passos, deitando a massa noutro recipiente (se possivel, aqueça-o antes).
  4. Forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês ou de pão-de-forma.
  5. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  6. Após o crescimento da massa, coloque-a na forma. Deite por cima as sementes restantes e leve ao forno pré-aquecido, durante cerca de 20/30min. Vá verificando até ter o aspecto desejado, e se necessário retire do forno para ver se está bem cozida junto do papel vegetal.




Sem comentários:

Enviar um comentário