31 de agosto de 2013

Tarte de Amêndoa Caramelizada



Dando continuidade ao tema "Tartes" hoje revelo mais um docinho da minha mãe, que tal como a Tarte de Maçã com Vinho do Porto, também está registada no seu livro de receitas!

Esta Tarte de Amêndoa Caramelizada é bastante simples de fazer, sendo apenas constituída por duas partes: massa e recheio, conseguindo uma tarte de massa areada com um "topping" brilhante, dourado, crocante, doce e salgado.

Veja a receita já a seguir!


Ingredientes para a massa:

2 ovos
3 colheres sp. de açucar
3 colheres sp. de leite
100g manteiga à temperatura ambiente (usei Vaqueiro Barras)
250g farinha

 Ingredientes para o recheio:

200g de amêndoa pelada e palitada
100gr de açuçar
100g margarina à temperatua ambiente (usei Vaqueiro Barras)
3 colheres.sp de leite




Preparação:
  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  2. Começar por untar uma tarteira c/ manteiga e polvilhar com farinha (pode-se usar também o Spray Espiga em vez da manteiga). Reservar.
  3. Preparar a massa batendo os ovos com o açúcar e o leite (30seg. vel.3), juntando de seguida a manteiga e a farinha. Bater até obter uma massa espessa e "pegajosa" (20seg. vel.6).
  4. Deitar a massa na tarteira e espalhar de modo igual de modo a cobrir toda a base. Embora a massa seja pouco maleável, tentar criar um rebordo um pouquinho elevado para depois deitar o recheio.
  5. Deitar num tachinho todos os ingredientes para o recheio e sem nunca parar de mexer, deixar levantar fervura e deixar caramelizar em lume brando durante 7min. É muito importante não parar de mexer para as amendôas ficarem caramelizadas todas por igual e para o açucar ao pegar ao fundo do tacho. Poderá ser usada a bimby (colher inversa, temp. varoma, 10min. vel.1, ), mas enquanto se faz a massa poderão fazer o recheio no tachinho.
  6. Deitar o recheio na tarteira e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 25min. (ir vigiando para que a tarte fique dourada e não queimada).




Sem comentários:

Enviar um comentário