5 de julho de 2014

Salada de Perú Marinado com Bróculos, Cogumelos e Mistura de Nozes


Para um jantar leve numa noite quente de verão, para levar para a praia dentro da geladeira ou para um almoço fresco, esta sugestão satisfaz a qualquer momento. Além dos sabores e texturas variadas, os tons verdes, castanhos, dourados e roxos fazem desta salada um prato colorido!


Ingredientes:
4 bifes de perú
1 limão
1 c.sp. de mostarda dijon
4 alhos picados
2 c.sp de vinho branco
1 c.sp de tomilho (seco ou fresco)
q.b. sal e pimenta

300g de bróculos

100g de cogumelos Portobello inteiros
1 c. chá de azeite
1 c. sp de molho de soja

1 chávena com nozes e nozes pecan.

2 c. sp. de sementes de sésamo douradas
200g ou 300g de mistura de alfaces c/ radicchio ou couve roxa.

Pode servir esta salada temperada com uma vinagreta ou molho de iogurte, alho e ervas.


Preparação:

  1. Começar por colocar os bifes de perú numa marinada com o sumo de 1 limão, a mostarda, os alhos picados, o vinho branco, o tomilho, o sal e a pimenta. Deixar repousar do frio durante pelo menos 30min.
  2. Partir os bróculos em talos menores, e cozer a vapor durante cerca de 15min, de modo a que fiquem "al dente". Assim que estiverem prontos, passar por água fria de imediato e reservar.
  3. Partem-se os cogumelos, depois de limpos, em quartos. Colocar o azeite numa frigideira e quando estiver bem quente adicionar os cogumelos. Saltear durante 1 min. e juntar o molho de soja. Vai-se salteando até os cogumelos estarem bem envolvidos com o molho, cerca de 4min. Retirar da frigideira e colocar numa taça com papel absorvente. Reserve.
  4. Picar grosseiramente a mistura de nozes e saltear numa frigideira bem quente, durante cerca de 4min. Retirar para uma superfície fria e reservar.
  5. Grelhe os bifinhos de perú numa frigideira bem quente, cerca de 2min cada lado e parta os bifes em tirinhas. Reserve.
  6. Numa taça grande, disponha as folhas de alface juntamente com o perú, os bróculos, os cogumelos e as nozes. Sirva bem fresca e junte uma vinagreta a seu gosto na hora de servir.


1 comentário:

  1. Que bom aspecto! Já vi que há por aqui boas receitas e com uma imagem fantástica! Gostei de descobrir este blog ;) beijinhos

    ResponderEliminar