11 de julho de 2015

Iogurtes com compota de amoras silvestres


Ingredientes p/ "compota" de amoras:

300g de amoras selvagens ou outros frutos silvestres (podem ser congeladas) (usei umas que apanhei no campo e congelei)
4 c.sopa de açúcar amarelo
1 pau de canela
2 lascas de casca de limão (só a parte amarela)

Ingredientes p/ o iogurte:

1l de leite meio gordo
40g de leite em pó (usei magro)
açúcar a gosto (opcional, se quiser adoçar o iogurte)
1 iogurte natural

Preparação:

  1. Juntar as amoras, o açúcar, o pau de canela e as lascas de casca de limão num tacho e deixar levantar fervura, sempre mexendo. Baixar o lume, e continuar a mexer até todos os elementos se incorporarem e as amoras se começarem a desfazer (cerca de 8min). Mexa vigorosamente para tentar dissolver as amoras o máximo possivel, e tirar do lume e reservar. Se usar a Bimby junte todos os ingredientes no copo e deixe cozer durante 8min. 100ºC colher inversa vel.4.
  2. Enquanto a "compota" arrefece prepara-se o leite para o iogurte. Junte todos os ingredientes num tacho ou no copo da Bimby: o leite, o leite em pó, o açucar se quiser adoçar, e o iogurte. Cozinhe tudo durante 4min. 50ºC vel.4 (se fizer num tacho terá de estar sempre a mexer).
  3. Nos copos de vidro da iogurteira comece por deitar a "compota" (cerca de duas colheres de sopa por cada copo, tendo o cuidado de retirar o pau de canela e as lascas de limão) e de seguida deite a mistura de leite quente. Deixe fermentar na iogurteira durante 10h (copos de vidro sem tampa!).
  4. Após a fermentação, colocar no frigorífico durante pelo menos 4h antes de comer.    




Sem comentários:

Enviar um comentário