21 de outubro de 2013

Texturas de Maracujá


Esta receita deriva de uma experiência de texturas que acaba sempre por tornar qualquer receita numa prova dinâmica e sensitiva, tendo por base sempre o mesmo sabor: maracujá.
Em gelatina, em creme e no crocante das sementes, o maracujá é um fruto muito atractivo pela sua aparência, cor, cheiro e sabor e permite fazer simples experiências que se tornam em agradáveis surpresas!
Veja a receita já a seguir!

Ingredientes:

2 saquetas gelatina de Maracujá (+-1litro de gelatina, usei Royal)
150g de bolacha (usei Maria)
200g de polpa de maracujá com sementes (em lata)
1 lata de leite condensado (usei light)
400g de natas frias ou iogurte grego
mel
açúcar mascavado para polvilhar

Preparação:
  1. Preparar a gelatina conforme instruções da embalagem, deitar em taças e levar ao frigorífico até solidificar. Para o efeito ser igual ao das fotos, usar copos de pé que possam ser inclinados no frigorífico até a gelatina solidificar com essa forma. Poderão preparar esta base de um dia para o outro ou esperar cerca de 3 ou 4 horas até a gelatina ficar bem firme. Poderá preparar a restante receita e conjugar tudo depois da gelatina estar sólida.
  2. Pulverizar a bolacha até obter areia (10seg. vel.9). Reserva a bolacha e  depois deitar por cima da gelatina (+-1 colher de sopa). 
  3. De seguida bata os restante ingredientes: a polpa, o leite condensada e as natas (ou iogurte) até obter um creme/mousse (20seg. vel.9). Deixe apenas algumas sementes de parte se pretender decorar o topo da sobremesa.
  4. Deite o creme de maracujá sobre a bolacha e preencha a taça/copo até ao topo, ou até à altura desejada. Colocar as sementes reservadas como decoração. Terão um efeito "crocante" no conjunto.
  5. Para decorar as bordas dos copos (como na foto) pincelar com mel as bordas e deitar um pouco de açucar mascavado, que irá ficar colado.
  6. Depois de finalizado levar ao frigorífico até ao momento de servir.


Sem comentários:

Enviar um comentário